quarta-feira, 3 de junho de 2009

Dez dicas para manter a silhueta em dia

1) Procure bebidas quentes, que amenizam a sensação de frio, mas com baixas calorias. Uma boa dica é preferir chás em detrimento de bebidas alcoólicas, que são muito calóricas. Opte por chás de ervas ou de frutas; o mate e o preto contêm muita cafeína e, em altas doses, podem desidratar o organismo.
2) Substitua alimentos pesados e gordurosos, típicos de inverno, como fondue e feijoada, por sopas de legumes, verduras e carnes magras. Batidos no liqüidificador, esses ingredientes formam um creme sem a necessidade de acrescentar creme de leite para engrossar o caldo.
3) Opte por leite quente na versão desnatado com achocolatado light para substituir o famoso chocolate quente.
4) Noites de inverno sempre lembram festas juninas. Se for aderir, faça versões light das bebidas típicas. O quentão pode ser feito sem a bebida alcoólica; o vinho quente, substituído por suco de uva quente com cravo, canela e frutas.
5) Uma dica para deixar as frutas mais "sedutoras" é tirá-las da geladeira uma hora antes de consumir. Outra sugestão é cozinhar maçãs, peras e bananas e servi-las com caldas leves ou canela.
6) Para evitar a sensação de fome exagerada, é importante ingerir alimentos a cada três horas. Assim, evita-se comer demais durante as refeições principais.
7) Não desanime. Se o frio da manhã elimina a disposição para acordar cedo e sair da cama, mude o horário dos exercícios físicos. Encontre um horário mais agradável para você se exercitar, por exemplo, no começo da noite.
8) Se a atividade é feita ao ar livre, e o frio desanima, procure mudar para lugares fechados, como uma academia ou sala de ginástica do condomínio.
9) É importante aumentar o período de aquecimento antes da prática esportiva, pois, no frio, as articulações ficam mais travadas. Isso vai ajudar o corpo a "acordar" para o exercício, evitando cãibras e dores.
10) Durante a atividade física, use um top, uma camiseta e uma blusa de manga longa. Assim, é possível ir tirando aos poucos durante o exercício de acordo com a necessidade. Não se esqueça de colocar a roupa novamente durante os alongamentos finais para evitar a mudança brusca de temperatura corporal quando terminar de se exercitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário